Se você pudesse fazer uma coisa para melhorar drasticamente seu ROI de marketing hoje, o que seria? Se sua resposta foi “usar páginas de destino para converter novos leads”, eu teria que concordar com você – eis o porquê.
Quase 1 em cada 10 pessoas que chegam a uma página de destino se tornarão clientes ou leads em potencial. Se você é novo no mundo da conversão de tráfego da web, esse número pode não parecer impressionante, mas quando você faz as contas, há motivos para acreditar que 1.000 pessoas podem se tornar leads em sua página de destino se 10.000 pessoas a visitarem. São muitos leads para a maioria das pequenas e médias empresas. Vamos ver exatamente o que é uma landing page e como ter uma (ou mais) pode te ajudar a ver resultados como esse.
Gerar leads para o seu negócio é uma parte necessária da sua campanha de marketing, e existem várias maneiras de fazer isso: por meio de mídias sociais, marketing de conteúdo, anúncios pagos – a lista continua. Com cada campanha digital que você executa, as pessoas que você está segmentando não se converterão em clientes em potencial. Para fazer isso, você precisará de uma landing page de qualidade criada especificamente para converter esses visitantes. Se você não tiver pelo menos algumas páginas de destino em seu site, estará perdendo oportunidades de transformar essas pessoas em clientes pagantes no futuro. Hoje, vamos explorar a infinidade de benefícios que vêm com as páginas de destino e como você pode usar uma para alcançar suas metas de negócios.
Os benefícios de uma página de destino
Os benefícios de criar uma landing page para cada uma de suas campanhas de marketing ou ofertas de conteúdo são infinitos. Nesta seção, mergulhamos em detalhes sobre sete fatores que tornam essa ferramenta de geração de leads indispensável.
- 1. As Landing Page visam aumentar as conversões.
Ter uma página direcionada que se vincule diretamente a uma oferta ou próxima etapa é fundamental para fornecer valor antecipadamente. Isso também pode incentivar novos visitantes do site a fornecer suas informações em troca de uma recompensa imediata e tangível. Por exemplo, digamos que você chegou ao site de uma empresa e é imediatamente recebido com um formulário pop-up solicitando seu nome e e-mail. Isso é um pouco chocante antes mesmo de você saber do que se trata a empresa, não é? Como alternativa, imagine que você encontrou o e-book gratuito de uma empresa nas mídias sociais, que descreve dez soluções imediatas para o seu problema. Aposto que é mais provável que você forneça seu nome e e-mail para esse conteúdo valioso, certo? Muitas empresas enviam sua publicidade, e-mail ou tráfego de mídia social para sua página inicial. Esta é uma grande oportunidade perdida. Quando você sabe que um fluxo de tráfego direcionado chegará ao seu site, você pode aumentar a probabilidade de converter esse tráfego em leads usando uma página de destino direcionada. Por exemplo, os usuários que convertem em sua página de destino do e-book de mídia social estão claramente interessados nas mídias sociais. Para nutrir ainda mais esses leads, você pode enviar um e-mail personalizado, detalhando o conteúdo adicional que você pode fornecer relacionado às mídias sociais.
- 2. As Landing Page podem fornecer informações adicionais sobre seu público-alvo.
Ao criar várias páginas de destino com ofertas segmentadas, você pode acompanhar quais tópicos convertem com a taxa mais alta. Isso pode fornecer informações valiosas sobre os interesses do seu público. Você pode usar os dados coletados de suas páginas de destino para criar uma estratégia de marketing mais direcionada e personalizada. Além disso, as páginas de destino não informam apenas de qual conteúdo seu público mais gosta – elas também informam quais canais seus leads preferem. Isso pode permitir que sua equipe de marketing refine ainda mais a estratégia, promovendo conteúdo e interagindo com seu público nos canais que eles já estão usando. Por exemplo, digamos que você perceba que suas páginas de destino relacionadas ao comércio eletrônico têm um desempenho excepcional e a maioria desses usuários encontra sua página de destino em seus anúncios pagos no Facebook e LinkedIn. Essas informações podem ajudá-lo a direcionar campanhas futuras principalmente para seu público social. Você também teria uma base para incorporar conteúdo adicional de comércio eletrônico em sua estratégia de marketing como um todo.
- 3. As Landing Page podem aumentar sua lista de assinantes de e-mail.
Em troca do conteúdo oferecido em sua página de destino, você normalmente pedirá aos usuários que forneçam seu e-mail e nome. Isso pode ajudá-lo a aumentar rapidamente sua lista de assinantes de e-mail e segmentar essa lista para fornecer e-mails de acompanhamento mais personalizados. As pessoas que preencheram um formulário em troca de conteúdo ou informações sobre seu produto ou serviço demonstraram interesse no que você tem a oferecer. Isso garante que sua lista de assinantes seja preenchida com leads potencialmente de alta qualidade. Considere como você pode alimentá-los ainda mais enviando um e-mail de “obrigado” depois que eles baixarem sua oferta de página de destino, com recursos adicionais relacionados ao conteúdo no qual eles demonstraram interesse.
- 4. As Landing Page são testáveis.
Uma página de destino é uma oportunidade fantástica para ser criativo e testar vários designs para determinar quais recursos visuais e cópias têm melhor desempenho com seu público-alvo. Além disso, geralmente é um risco menor testar uma nova página de destino, em vez de fazer grandes alterações de design em todo o blog ou na infraestrutura do site. Por exemplo, se você estiver usando um sistema de gerenciamento de conteúdo com uma ferramenta de teste A/B integrada, poderá configurar e executar facilmente um teste para veja quais elementos de texto, design, imagens e página geram uma taxa de conversão mais forte. Isso significa que você pode descobrir rapidamente novas maneiras de gerar mais leads e contatos para sua empresa.”
- 5. As Landing Page permitem que você avalie as métricas diretamente vinculadas às metas de negócios.
Se você criou uma página de destino específica para comercializar seu novo produto ou serviço, poderá usar essa página de destino para medir as métricas diretamente vinculadas às suas metas de negócios. Por exemplo, digamos que sua equipe de marketing tenha a tarefa de aumentar as vendas de sua nova ferramenta de e-mail. Para isso, sua equipe cria uma campanha com uma landing page oferecendo uma demonstração gratuita da sua ferramenta. Você pode medir as métricas de conversão nessa página de destino para determinar o desempenho de sua campanha ou se precisa fazer ajustes para comunicar o verdadeiro valor do seu novo produto. Além disso, você pode medir quais sites geram as maiores conversões para sua página de destino e colocar mais recursos no marketing de sua ferramenta de e-mail nesses sites – ou aplicativos de mídia social – em particular.
- 6. As Landing Page adicionam contexto à sua oferta.
AJ Beltis me disse que um dos maiores benefícios de uma landing page é a oportunidade de adicionar contexto à sua oferta de marketing. “Os profissionais de marketing se sentem motivados a ignorar o processo da página de destino e pular direto para a conversão, incentivando o preenchimento de formulários em outros métodos, como por meio de um chatbot”, me disse Beltis. Beltis acrescenta: “No entanto, esse processo elimina a oportunidade de adicionar mais contexto ao que você está oferecendo. Imagens e informações essenciais que só podem ser compartilhadas com uma página de destino fornecem conteúdo para aqueles que precisam antes de decidir converter. ”
- 7. As Landing Page aumentam o valor da marca e ajudam a causar uma boa primeira impressão.
Em última análise, uma página de destino elegante e bem projetada pode impressionar novos visitantes e transformá-los em leads, demonstrando o conteúdo valioso que sua empresa pode oferecer. Uma landing page é um espaço que você pode usar para dizer aos seus visitantes o que você está oferecendo e como isso pode impactá-los positivamente. Mesmo que um espectador não converta imediatamente, uma página de destino bem projetada pode aumentar o reconhecimento da marca e ajudar a nutrir leads para vendas futuras. Por exemplo, dê uma olhada nesta impressionante página de destino criada pela Talisker, uma marca de uísque. Usando o produto da página de destino da Ceros para criar uma experiência imersiva, a Talisker está demonstrando o valor da marca e, idealmente, causando uma primeira impressão fantástica nos novos visitantes. Esta é a prova de que uma landing page não precisa ser chata – na verdade, não deveria ser. Aproveite o tempo para criar uma página de destino envolvente, interativa e interessante que comunique o valor da sua marca.